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Mensagem  Sanoox Sáb Set 19, 2009 3:47 pm

[ESSE GUIA NÃO É MEU, FOI CRIADO POR UM GRINGO E TRADUZIDO POR BRIZZ E POSTADO NO FORUM DO MMO ARENA]

Senhores, adaptado e traduzido, espero ter contribuído... Abrcs

Caros, como pedido, está traduzido, porém é importante frisar, que como o primeiro autor as vezes era um tanto enigmático, complementei com uma série de informações que pesquisei, então chamarei esse guia de by Superfoxy com Tradução e Adaptação de Briz, causam queriam divulgar fiquem a vontade, só mencionem esse crédito, ok?!


Psalms:

Psalm 1: Leveling
Psalm 2: Manastones
Psalm 3: Equipamento/Godstone
Psalm 4: Skills/Stigmas
Psalm 5: Party Healing
Psalm 6: PVP
Psalm 7: Titulos
Psalm 8: Crafting
Psalm 9: Endgame



Psalm 1: Leveling

Levelar como Cleric é relativamente fácil.Sem morte,apenas se cure, beba uma poção de MP e vc está pronto para seguir em frente.Quem disser que Cleric não fica sem Mana,deve ser como o Sarah Palin(discolada da realidade).A única coisa que é um saco, é que a coisa começa devagar,muitas pessoas criam um cleric não entendendo que esse começo é lento,essa são as pessoas que dizem nos foruns que os Clerics são ruins tem dps muito fraco.Nós precisamos projetar o end game do Cleric.Muitas pessoas se convencem disso e fazem um reroll para Cleric por volta do lvl 30.Por volta do lvl 35,é quando vc começa a levelar tão rápido como as outras classes. Todos precisam de um Cleric, este é um level que jogar em grupo é uma importante parte do jogo. Você começa a fazer grupor para grindar por exemplo, para os Elyos, kaiden HQ,Fire Temple, e mais tarde,Kishar. Para resumir, faça quests no começo e faça grind em grupo , mais tarde para um leveling mais rápido.


Psalm 2: Manastones

Oh **** Esse tema costuma aquecer muito os debates,as velhas e boas Manastones.As stones que uma pessoa usa vão dizer se ela é idiota ou não.As stones, por exemplo, podem decidir entre tomar 2 Hits de uma pessoa ou matá-la, ou por em risco todos os seus guildmates. A Stone que domina tudo para o Cleric é a de HP.Sim, eu constatei isso. Muitos,muitos Clerics, concordam que HP Manastones é o melhor e mais rápido modo de alcançar lvl 35+. Alguns achão legal colocar algumas Magic Boosting para gerar DPS. Esses deveriam deveriam fazer um reroll para um Sorcerer, o nome do jogo para Cleric é Sobrevivência. Lembre-se você é um Cleric, antes de ser um matador, vc é um Curador, um Healer, e para manter vc e seu time vivos, vc primeiro tem que estar ViVo.O que adiante ter DPS e não sobreviver aos Rangers e 3 Hits dos Sorceres. Magic Boosting é bom quando no começo, bem no começo antes de fazer grinds em grupo, magi boosting não aumenta healing. Sendo um cleric ter HP maior que 7K é sensacional. Eu tenho matado cada classe em pvp 1v1,acreditem, é possível - HP Manastones é a chave.


Psalm 3: Equipamento/Godstone

Chain Mail com HP stones. Isso você sabe, correto?!Use a Mace e o Escudo,voce pode usar o Escudo após o lvl 10 se eu não me engano. Clerics que usam Staff em PVP, merecem ter pedras atiradas neles- Sobrevivência,voce se lembra?! Como Jóias (anéis,colares,brincos,etc)MP provavelmente será o item mais importante que vc deve procurar para esse tipo de equipamento.Você vai querer pegar Jóias do tipo "Caster". HP como eu disse é a necessidade para o Cleric,mas é melhor você conseguir alguns outros Stats, nem que seja um stat útil e outros inúteis.Então procure se armar com jóias tipo caster,se a jóia trouxer HP com outros Caster stats use-a,se trouxer MP com Caster Stats é melhor ainda,mesmo com os Pots de MP, não custa você se preparar para melhor se armar.
O mesmo raciocínio serve para as Godstones, porém de uma forma diferente.Prefira as godstones que aumentam a velocidade dos casts (proc rate),como nós não não conseguimos fazer múltiplos ataques,realmente rápidos para DPS,nós precisamos de algo que acelere esse processo. Alguns vão dizer que Heling Godstones são melhores, não discordo, também são necessárias, procure um balance dependendo do modo e o momento do seu jogo.

Psalm 4: Skills

Abaixo relatarei brevemente os principais tipos de Heal e DPS Skills, que os Clerics alcançam até o end game, não inclui buff e coisas do tipo, me ative apenas as principais skills

Dano , baseado em Chains ( sequencias)-dps:

Chain 1:
Smite- Básico,2 seconds ranged casting (casting a distância), começa a sua principal Chain.
Thunderbolt- Outra skill básica ,instant ranged (é instantãnea e a distancia),segue logo após ao Smite.
Discharge- É a terceira skill da Chain do Smite, também é ranged e instantânea como o Thunderbolt,tem uma certa probabilidade de acontecer e ,quando acontecer,você tem uma boa chance de ganhar o duelo,ela faz um damage massivo.

Chain 2:
Lightning of Divine Slash- É uma skill de ranged damage (dano a distancia), mas causa mais dano ,que o Smite,inicia uma Chain .
Condemnation- Uma Skill Melee que causa um bom dano, e também reduz o Atack Speed do oponente por 10 segundos, começa uma chain.

Cada uma começa uma Chain, e Lightining of Divine Slash é exclusiva de Elyos.

Heavens Judgement- Skill instantanea de dano a distancia (instant ranged damage skill) que causa paralização (stun) do alvo.Ótimo para usar em Assassins que adoram ficar correndo sem parar, dando voltas em você,ou fugindo de você.Ou usar em qualquer outra classe, porém algumas como Templar e Gladiator são mais resistentes a essa skill.
Lightning- Skill instantanea de dano a distancia (instant ranged skill) que faz um bom dano . Segunda chain.

Escolha qual skill na segunda parte do seu ataque ou a segunda chain, quem melhor convier para cada situação.

Summon: Divine Energy- Um Azul, não sei exatamente com o que se parece, seria como se fosse uma concha ,hhehehehe, como aquela que o Bowser do Mario usa. Faz dano a cada 3 segundos, e consome um belo HP, dano por volta de 350 ,bom em duelos
Chastisement- DoT - Damage over Time, isto é , ao longo de alguns segundos vai causando dano, nesta skill, no primeiro nivel causa 136 de Fire Damage (Dano com Fogo) instantaneamente e mais 136 dmg a cada 3 segundos por 15 segundos.

Thorny Skin- Todas as vezes que vc sofrer um Hit ,quem fez o Hit em você ,leva devolta 80 a 100 de dmg, quando ativo, otimo para duelos.

Heals (Curas):

Basicamente quando vc esta fazendo heal (curando) um Tank, você deve ficar alternando entre 2 dos seus principais skills de heal.Healing Light and Light of Recovery.

Radiant Cure- Seu Grande Heal, 3 segundos de cast time (tempo de demora), realmente gera uma grande quantidade de heal.

Para Heals em grupo, use todas ,Radiant Cure tem 3 segundos de cast e 6 segundos de cooldown, e Light of Recovery tem 2 segundos de cast time e 1 de cooldown, e Light of Recovery tem 1 sec de cast e 2 segundos de cooldown ,portanto use as skills com sabedoria,com atenção aos cooldowns.

HoT- Skills de Heling over Time ,são pouco usadas, use em casos de recuperação de pequena porção de HP ( em média vc terá 65HP a cada 2 segundos,por 30 segundos, no nivel máximo ) a skill eh Light of Rejuvenation.

Flash of Recovery- Stigma que faz um heal instantaneo , com um volume de heal parecido com Radiant Cure,muito útil

Stigmas:

Basicamente em minha opinião e até o momento tem dado certo, e acredito estar certo, você vai usar 4 Stigmas

Flash of Recovery- Citado acima.
Splendor of Puridication- Dispell de Grupo
Splendor of Recovery- Heal de Grupo
Festering Wound- Debuff, o alvo recebe 50% menos healing, ótimo para duelos e 1 v 1

DP Skills:

2000 DP- Restaura HP e MP
3000 DP- Heal em Grupo, ninguem vai morrer por 10 segundos,enquanto estiver ativo,30 minutos de Cooldown
4000 DP- COMBO BREAKER SKILL!!! Quebra Tudo Mesmo!!!! Ache um Grupo em AFK (Away From Keyboard) e assita eles morrerem e seus Abyss Points acelerarem.Este causa um dano instantaneo de +1K, ainda você consegue fazer o dano de 1K em 12 pessoas desde que elas estejam dentro do range de 25m do seu alvo principal,a cada 3 segundos por quase um minuto (57 segundos).Pode sofrer um dispell e para a tristeza dos Clerics tem 1 hora de cooldown,use com cuidado... não vá fazer isso perto de Mob Elites!


Psalm 5: Party Healing

O Heal em grupo é uma questão de tempo, isto é controlar as skills, seus volumes de heal e o seus cooldowns, o Cleric é como se fosse um Paladin do Wow no Auto-Heal e um Priest para heal em Grupo, basta que vc use a skill correta, na hora certa. Um dos Grupos de Heal tem 3 sec de casting e 6 segundos de cool, o outro tem 2 sec de casting e 1 minuto de cooldown, por isso é preciso saber o que usar e como usar. A maioria dos grupos de 6-Man,precisam de um healer, a não ser que sofra um hit pesado logo no começo ou seja um péssimo healer, Eu fiz healing com em um grinding the Boss lvl47 com um Chanter como backup, em uma alliance de 14 pessoas, até porque as skills do Cleric só funcionam com quem está no seu grupo.Portanto para grandes investidas, precisam de mais healers, e outra, em caso de PVP, é melhor ter 2 healers pois enquanto um deles vira alvo, o outro pode fazer o heal para te salvar e permanecer o heal efetivo no tank.

Psalm 6: PVP

Ok Eu vou quebrar em duas seções, PvP healing e Pvp 1v1.


PVP Healing:

Vamos começar dizendo que fazer heal em um grupo de PVP, sozinho é muito difícil, seguem as razões:
Razão 1: Alguns players newbies adoram ficar afastados caçando um mobo ou player lvll 40 para ganhar Abyss Points, e depois ficam nervosos cqdo nao recebem heals, claro, o heal do Cleric tem um limite de 25m.

Razão 2: Todo mundo mira você primeiro, é dificil fazer heal se você recebe stuns e é silenciado a todo momento, por isso é muito importante no PvP ,como eu disse anteriormente é importante ter dois healers.

PVP 1v1:
Aqui é onde suas habilidades é que contam pontos.Basicamente, contra melle, você rodeia e mata lentamente.Contra Ranged,sobrevive se healando e tenta gerar o máximo de dano para matá-los.Lembra do 4000DP?É difícil,quando você é gankeado, mas existe chance, lembre-se Radiant Cure é muita cura, pode trazer você para o jogo denovo.. Its harder when your getting ganked but it is possible. Uma possibilidade, difícil mas existe, é voce usar o LoS (Line of Sight) algumas habilidade precisam estar sem nada na frente para funcionar, ou com visada direta , portanto vc pode "desviar", isso é muito usado em WoW, mas Aion não é facil sair de uma "linha de tiro".Contra um Cleric, a coisa complica, é mais difícil que achar e matar Osama Bin Laden, cada um tem suas habilidades e seu playstyle, mas lembre-se ele tem as mesmas habilidades que você, são batalhas épicas...

Psalm 7: Títulos

I pessoalmente uso HP e Defense,acredito que já falamos de sobrevivência o suficiente

Psalm 8: Crafting

Eu recomendo Armoring como principal e Alchemy como Sub Profession. MP Pots ficam muito caros ao longo dos lvls, e você vai precisar recuperar 200-300 em um bom dia de grind,prepare-se para beber como um viciado.


Psalm 9: Endgame
Endgame para Cleric é basicamente PVP em Grupo, Grinds em grupo e Bosses, todos vão querer você , todos vão querer ir para cama com você, você é necessário em qualquer grupo.



Guia traduzido por: BRIZ


Última edição por Sanoox em Sáb Set 19, 2009 5:08 pm, editado 1 vez(es)
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[Cleric] Guia Epico Empty Re: [Cleric] Guia Epico

Mensagem  Sanoox Sáb Set 19, 2009 3:49 pm

resumindo, classe lendária, rula pve, já que toda party precisa de um, rula pvpabyss pelo mesmo motivo anterior, rula 1vs1 como vocês podem ver no guia(tinha um video de 3x3 que o clerigo leva os 3 sozinho), rula grind(easy grind), começem seus rerols garotas.
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